KIT 06 - Animais que moram em mim,
bichos e espelhos.


Descrição
Animais que moram em mim, bichos e espelhos
Está em construção desde 2012.
Kit construído para o trabalho com as forças ou fragilidades internas do sujeito consigo mesmo e nas relações com outras pessoas ou sistemas, articulados com as esculturas de animais, suas características e potenciais, ou como percebe os outros como animais e como o sujeito se projeta e se coloca com qual animal. Da mesma forma que a utilização dos outros kits metafóricos em que o sujeito se denigre ou se coloca a menos nas relações, isto poderá ser visto na escolha que vier a fazer das esculturas dos animais em questão. Assim, poderá sair desta condição que se coloca de não poder, onde o terapeuta elege outro animal que possa mostrar sua força e individualidade, em outras palavras o trabalho de sua autoestima materializado nas esculturas metafóricas dos animais.
As esculturas dos animais e as esculturas humanas, são projetadas de uma forma que podem soltar a cabeça e assim um animal pode ter a cabeça do humano e o humano a cabeça de uma animal. Portanto permite a visualização concreta de tais metáforas.
As peças deste kit somam-se com a dos outros kits para a montagem das cenas. Favorecendo o entendimento pelo concreto que ali se projeta para a situação de sofrimento, conflito, para buscar saídas delas. Deixando claro o que o sujeito necessita para seu desenvolvimento maduro e enfrentamento de tais situações de outra forma mais empoderada. Trabalha com a autoestima e o reconhecimento de suas qualidades e potencialidade.
O trabalho com as esculturas metafóricas dos animais pode ser somado a toda metodologia em pauta: autoestima, criança interior, argila em movimento/gosma, comportamento compulsivos, vícios, perda de sua essência, seu des-existir, o sofrimento e a morte.
As metáforas envolvendo os animais, são espontaneamente verbalizadas pelos pacientes, favorecendo o trabalho do terapeuta para a condução que dará para a terapia, lembrando das leituras “ao pé da letra”. Ou o próprio terapeuta poderá trazer a situação em pauta para o trabalho com os animais, por exemplo: diante deste tema qual animal te representaria? Se fosse para sair desta situação, qual o animal de força ou que te inspira uma saída?
Pelos materiais de apoio, as cenas vão ficando mais fidedignas das falas: rédeas, jaula aberta nos fundos, toco para amarrar elefante ou cavalo, cenoura à frente do cavalo, placas para as crenças, fantasma...
O profissional monta a cena de um lugar de impotência com autoestima baixa, e um local de poder, trabalha com as polaridades que existem no sujeito, qual não tem usado ou qual usa em exagero.
A escolha dos animais projeta a história do sujeito e sua relação com o mundo. Comunica muito do conteúdo simbólico e facilitando a projeção de seu inconsciente pelas metáforas, comunica o que o sujeito não consegue acessar por palavras apenas.
O kit é composto das seguintes esculturas:
Escultura de um homem e uma mulher e escultura da menina e do menino sentado com perfurações para acoplar outras peças, cão, cão correndo atras do próprio rabo, gato, ovelha branca e negra, avestruz, pata, coelho, tigre, leão, dinossauro, porco, galinha, galo, lagartixa, rato, vaca, boi, cavalo, burro, unicórnio, centauro, girafa, sapo, cobra, serpente, insetos, jacaré, tubarão, urso, urso panda, águia, pássaro, elefante, coruja, peixe...