Um dia dos namorados ou 365 dias?

O dia dos namorados registra apenas um dia de comemoração daquilo que deveria como tantas outras datas comemorativas (dia das mães, dia dos pais, dia da criança, aniversário, páscoa, natal, ano novo... e tantas outras...) serem lembradas o ano todo e não apenas aquilo que a sociedade consumista reconhece e lembra naquelas 24 horas do dia especial.

A relação afetiva entre duas pessoas lembra a imagem do "Sou tão você que sinto falta de mim mesmo", numa possibilidade de muito estarem juntos, unidos numa amizade e cumplicidade, com sonhos em comum, porém com respeito a individualidade de cada um de seus elementos.

Sou tão você que sinto falta de mim mesmo

O respeito pelas diferenças é o grande divisor de águas para uma relação saudável. O que não significa não poder pensar igual ao outro, mas não só porque o outro pensa é que terei que pensar igual para a relação dar certo, o que seria uma perda de autoestima e de diferenciação.  Mas sim que aquilo que está em pauta faça sentido e venha de encontro com o pensar do próprio sujeito.

Sou tão você separado

O que mais abala uma relação é a falta de limites claros conjugados com a falta de confiança e autoestima por parte de seus membros. Que muitas vezes necessitam desqualificar ou inferiorizar ao outro para se sentir com a autoestima em alta. Desta forma ambos sofrem de questões de autoestima, pois se para um ficar bem necessita ver o outro dependente, a autoestima deste é tão comprometida quanto aquele que permite o desrespeito. Ficando isto muito bem representado pela escultura em questão, em que uma das cabeças fica caída ao chão representando o sentimento de inferioridade.

Sou tão você com cabeça no chão

A relação saudável pode ser vista com a mesma escultura do lado oposto, em que existe um encaixe de um coração e de um fígado, ou seja cada um entra na relação somando e não tentando preencher os vazios do outro, se assim o for, quando a relação rompe haverá muito sofrimento como se parte de si fosse embora com o outro e ficando um enorme vazio. Caso seja a forma madura e da somatória, quando a relação acaba cada um fica com o que é seu,e não fica a sensação do vazio, o qual já era existente.

Sou tão você - costas

Pelas relações se estruturarem e amadurecerem  pelo convívio no dia-a-dia, as comemorações deveriam ser repensadas e lembradas não apenas um dia entre os 365 dias do ano, mas sim todos os dias em que ela se faz viva no existir daqueles que se amam. 

Seja feliz a cada segundo de relacionamento com quem você ama.

Comemore 365 dias e não apenas um. Saia ganhando.  Aproveite esta oferta!!!