“O AVESTRUZ E EU”

Neste artigo mostrarei uma forma de trabalho terapêutico que se utiliza de esculturas em argila. Este material foi desenvolvido pela psicóloga Maria da Glória Cracco Bozza com sua prática de mais de 30 anos atuando na clínica.  

Uma das esculturas é do “avestruz”, desenvolvido para mostrar como pessoas com receio de aparecer ou, enfrentar situações geradoras de conflito ou, que necessitem tomar uma posição, negam a realidade e se escondem, semelhante a um avestruz na natureza.

O Avestruz escondendo-se

Assim estou colocando umas perguntas para serem respondidas: O que esta imagem lembra para você?  Esta imagem faz com que observe quais sensações em seu corpo? Tem algum momento de vida que lembre esta situação? Em que situações você sente vontade de colocar a cabeça em um buraco? E, quando coloca a cabeça no buraco como se orienta no mundo? O que percebe diante de si quando está com a cabeça no buraco? O que percebe diante de si quando está com a cabeça fora do buraco? Quais pessoas chegam perto de você e fazem com que sinta vontade de estar com a cabeça no buraco?

Respondendo estas perguntas racionalmente juntamente com uma observação atenta do que seu corpo precisa fazer para sair dessa situação, provavelmente isso ajudará você a encontrar uma saída mais consciente desta situação que se repete constantemente. Porque digo isso, porque coisas que não são resolvidas tendem a voltar com mais força dentro da gente para que possamos mudar e nos alterar frente à vida.

Nós seres humanos temos um a força inata de mudança e crescimento, que às vezes, fica bloqueada pelas experiências que tivemos. E, nosso corpo fica paralisado neste momento. Nosso maior objetivo é nos ajudar a viver coisas novas, alterar essas imagens internas e sensações.

Ver e sentir estas imagens alteradas dentro de si é uma forma de criar coisas novas dentro de cada pessoa. Assim crie uma imagem ideal para você.

O Avestruz

 ou então outra possibilidade

O Avestruz exposto

Para ajudar pense como seria esta alteração na imagem do avestruz e trabalhe consigo cada sensação disso que é novo e esperado por você. Isso quer dizer, um avestruz sem buraco, um avestruz passeando sem precisar a cada situação de ameaça se esconder, escolher uma melhor forma de sair de uma situação ameaçadora, quem você escolhe para estar com você no momento em que sair do buraco, etc.

Crie e sinta a que melhor se enquadre para você.