A CONSTRUÇÃO EM ARGILA

REVELADORA
DO PADRÃO DE FUNCIONAMENTO HUMANO

Ao nascermos, crescermos e desenvolvermos num determinado meio, além de nossas características individuais que nos diferenciam dos demais, ele terá uma grande influência nos  ensinamentos, conceitos e valores do nosso existir.

Assim, prosseguimos na vida, configurados por um padrão de funcionamento de como nos relacionar e agir no nosso dia-a-dia, esperando que seja satisfatório e saudável. Porém, quando gera sofrimento é o momento de buscar o autoconhecimento para gerar mudanças, para seguirmos nossa jornada sem desgastes desnecessários de energia, que provavelmente acumulados poderão gerar sintomas.

No método “Argila: Espelho da Auto-Expressão” ao sujeito realizar algo em argila no contexto terapêutico, o padrão de seu funcionamento estará se revelando. Quando se fala de algo construir em argila, não é só o produto final que conta ou estará em pauta, e sim todo o processo, desde a entrada do sujeito no local de terapia, o comentário sobre a estante de esculturas metafóricas confeccionadas pelos outros sujeitos, como reage ao convite do terapeuta para realizar e produzir algo em argila. Convite este que vai muito além do que um simples brincar e algo esculpir, é o ir para a ação e não ser uma modalidade terapêutica que utilizará somente de verbalizações, sendo este o grande diferenciador do método em questão.

Ao convite do terapeuta tanto faz o sujeito aceitar ou não realizar algo em argila, a resposta dirá de seu padrão de funcionamento.

Ao aceite do convite para confeccionar uma escultura em argila e todos os passos que se seguirão: como se direcionará a mesa, como recebe o bloco de argila, os comentários sobre a argila, como manuseará, a forma como construirá, até a sua finalização em nomear sua escultura e expô-la na estante para a secagem e a pintura da mesma, revelarão o padrão de funcionamento do sujeito para a ação.

Esta prática terapêutica auxilia tanto o sujeito quanto o profissional a obter dados sobre o seu funcionamento dinâmico, revelando dados de inadequações que levam ao sofrimento e a possíveis sintomatologias. Além disto, proporciona a clareza das saídas para a mudança desejada, pelo concreto de sua ação com este material energético, a argila.

Possibilita ao sujeito resgatar o fluxo natural e adequado de sua vida, usando a energia produtivamente para um viver saudável e sem sofrimentos desnecessários.